Arte Nordestina


O Nordeste, apresenta uma grande variedade de produtos artesanais. Além do tipo figurativo, composto por peças que são verdadeiras obras de arte, há uma enorme quantidade de produtos utilitários, indispensáveis no dia-a-dia da nossa população.
Pelos principais ramos, o artesanato pernambucano está assim dividido: Cestaria e trançados; bordados e rendas; cerâmica; couro; tecelagem; madeira; metal; tapeçaria.
As peças são: vasos, panelas, jarros, bonecos e outra infinidade de objetos. Um dos maiores centros produtores é o município de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, onde está localizado o Alto do Moura, onde são produzidos os famosos bonecos do Mestre Vitalino.
O bordado, executado sobre o tecido com agulha e linha, difere da renda porque esta não é aplicada sobre funda já existente: ela mesma é um tecido de malhas abertas e com textura delicada, cujos fios se entrelaçam formando um desenho. Os bordados existem em vários tipos: ponto-de-cruz, ponto-cheio, labirinto, renascença e outros. Já as rendas mais famosas são as de bilros. Tanto com o bordado quanto com as rendas, são confeccionados artigos de cama e mesa e peças de vestuário.

Por:Irene

Fonte:www.br.answers.yahoo.com

3 comentários:

Val disse...

rapz!! isso aqui ta chique!! ta podendo!!!

uau!!!

po.... isso ai tem cara de ser trampo do Mestre Vitalino...

nao sei.. nao sou expert em arte brasileira nao... na verdade eu sou meio burrinho mesmo...

bjus Elaine!

Carolina disse...

Acho linda a arte nordestina. Sem contar que adoro Recife, específico Jaboatão dos Guararapes onde passei algumas férias maravilhosas uns 3 anos. Meu irmão morou lá nos últimos anos de vida, então guardo lembranças preciosas dos nordestinos e suas delicadezas e hospitalidade.
Ainda tenho amigos muito especiais nesta cidade além da minha cunhada que diz que nuca mais volta para o Sul. Que bom, pois assim não tenho desculpa para me ausentar desta terra. hehehe

bjos

Anônimo disse...

muito obrigado por vcs terem essa pagina na net ajuda varios estudantes a fazer varios trabalhos