David (Michelangelo) e A Releitura da Obra

A Releitura da Obra


Releitura da Obra


David (Michelangelo) 


David (Michelangelo) 

David ou Davi é uma das esculturas mais famosas do artista renascentista Michelangelo. O trabalho retrata o herói bíblico com realismo anatômico impressionante, sendo considerada uma das mais importantes obras do Renascimento e do próprio autor. A escultura atualmente encontra-se em Londres, no Reino Unido, no Victoria and Albert Museum.

Michelangelo levou três anos para concluir a escultura (começou-a em 1501 e concluiu-a em 1504, revelando-a no dia 8 de setembro). Antes de Michelangelo receber a incumbência dessa obra, o bloco de mármore de carrara que ele usou havia ficado exposto ao tempo por 25 anos no pátio da catedral de Santa Maria del Fiore. O bloco foi danificado a ponto de diminuir de tamanho. Outros escultores já haviam recebido a incumbência da obra mas, por razões diversas, eles não se interessaram. Esse bloco foi rejeitado por grandes mestres como Duccio, Baccelino e Roselino.

Michelangelo é considerado nesta obra uma espécie de inovador, pois retrata a personagem não após a batalha contra Golias (como Donatello e Verrochio antes dele fizeram), mas no momento imediatamente anterior a ela, quando David está apenas se preparando para enfrentar uma força que todos julgavam ser impossível de derrotar. Michelangelo neste trabalho usou o realismo do corpo nu e o predomínio das linhas curvas.

A obra permaneceu em frente ao Palazzo Vecchio, na Piazza della Signoria, até 1873, quando foi transferida para a Galleria dell'Accademia, em Florença. Hoje pode ser encontrada em um dos mais bonitos museus de Londres (Victoria and Albert Museum).

Fonte:
http://pt.wikipedia.org/Informações
Re-leitura da obra por Isadora Crespo

4 comentários:

Boca da Noite disse...

Essa estátua é sublime.

O texto do Bial a baixo dela também.

Saudade de passar por cá!

Que Deus ti ilumine sempre. Beijos!

Rô... disse...

oi Elaine,

Michelangelo é um escultor
atemporal,
suas obras se eternizaram,
pela beleza,
sobriedade e pela elegância...

beijinhos

cosmopax disse...

muito legal

Anônimo disse...

muito bom essa escultura