O Japão no Ponto de vista de um Turista - 日本観光のビューのポイントは



Os assuntos que serão tratados em seguida, basicamente se concentrarão em relatos das viagens e impressões do Japão, sob a visão de um turista.

Um dos aspectos que chama atenção é o fato da facilidade e da forma organizada dos transportes coletivos, seja aéreo, ferroviário ou terrestre. Qualquer que seja o meio é bastante eficiente em todos os aspectos.

O horário dos metrôs é respeitado de uma forma tão eficiente que chega a ser quase perfeito, é claro que eventuais problemas surgem, mas são raras exceções, por exemplo, no inverno esporadicamente as linhas dos metrôs ficam congeladas e acarreta atraso nas chegadas e partidas. Em cada estação, existem os horários de chegada dos metrôs. A certeza de que o metrô irá chegar no horário determinado é quase tão certo como o sol raiar todos os dias. Pela grande quantidade e necessidade de prestar um bom serviço ao usuário, existem inúmeras linhas e horários, e mesmo que o horário seja quebrado do tipo 12:03, 15:28, não há atraso. O metrô sempre chega no horário previsto.

Isso ocorre também com ônibus, onde os horários são afixados nas paradas. Raras são as vezes em que o ônibus se atrasa, não é tão perfeito como os transportes ferroviários, até pelo fator congestionamento, em que não existe nas linhas férreas. As cobranças das tarifas do transporte, de um modo geral, são baseadas na distância percorrida. Por exemplo, uma pessoa que usufrui do transporte de uma ponta da cidade a outra pagará bem mais do que uma pessoa que desceria três a quatro paradas do local em que tomou o ônibus. De que maneira se saberá o ponto inicial? Quando se entra no ônibus um ticket numerado sai de uma máquina para cada pessoa, e este fará com que a outra máquina (que substitui o cobrador) saiba o ponto inicial, e consequentemente o valor a ser pago. Essa máquina cobradora tem o seguinte funcionamento: deve se colocar, no lugar designado, o dinheiro juntamente com o ticket que fora pego na entrada do ônibus, a máquina calcula o valor a ser pagão e se houver troco sairá no local determinado, da mesma forma que se faltar ela informará através de um aviso sonoro. A mesma máquina possibilita a troca de dinheiro. Pode se introduzir, por exemplo, uma nota de 1000 yens e obter 10 moedas de 100 yens. Geralmente o passageiro, ao se aproximar de seu destino, verifica o valor a ser pago da seguinte forma: no ticket em que retirou ao entrar no ônibus há um número impresso. Dentro do ônibus, próximo ao motorista, há um painel eletrônico com diversos números e o valor a ser pago. O passageiro, então, verifica o número de seu ticket no painel eletrônico e o valor correspondente. Dessa forma ele pode trocar o dinheiro na máquina cobradora e pagar com a quantia exata. Isso facilita e dá maior rapidez no desembarque dos passageiros. Em alguns ônibus existe também o anúncio por meio de microfone, facilitando a vida de usuários portadores de deficiência visual. Esse meio de cobrar do usuário apenas a distância percorrida parece ser muito mais justo. Aquele que percorre uma distância maior deve pagar mais e aquele que percorre um caminho menor deve também pagar menos, é o principio da proporcionalidade.

Fonte:www.japao-online.com

0 comentários: