Adoro Comida Chinesa


Arte, Sabor e Tradição na Cozinha Chinesa.


A cozinha chinesa ultrapassa em muito o âmbito das habilidades com panelas e é consolidada como uma delicada arte milenar. Formas, cores, textura, temperatura e sabor compõem os pratos garantindo o equilíbrio e sabor dos alimentos. As técnicas de preparo são baseadas no taoísmo (ensinamento deixado por filósofos chineses) e os ingredientes seguem o princípio do yin e do yan: pólos contrários que se complementam. Por isso vemos em banquetes chineses pratos mesclando doce e frio, salgado e doce, picante e agridoce...

Os chineses costumam aproveitar tudo o que tem na despensa! Lá se prepara desde arroz, carne de porco, peixe, soja e seus derivados a verduras e legumes. E pasmem: comem-se também pratos exóticos que levam carne de cobra, cachorro, gafanhoto, insetos... Entre os temperos mais populares estão o shoyo (molho à base de soja), gengibre fresco, óleo de gergelim, pimenta, saquê chinês (conhecido como lau-jiu), ajinomoto e açúcar.

As dimensões do País e a divisão geográfica fazem da China, assim como Brasil, um lugar de cozinha bastante diversificada. Quatro grandes regiões são responsáveis por essas diferenças:

Beijing - representa o norte do País, onde fica a capital Pequim. Lá a comida é temperada com trigo, amendoim, milho, soja e a carne de carneiro.


Guangdong - é a cozinha do Cantão, sul da China. É lá que se comem animais de criação como cachorro, gato e macaco...

Szenchwan - é a cozinha do oeste, Sichuan. A culinária até chega a lembrar de longe a nossa comida baiana. A pimenta é muito apreciada nos pratos e o frango também é bastante utilizado.

Shangai - representa a cozinha leste. O rolinho primavera é o prato mais conhecido. Frutos do mar são muito utilizados no preparo das receitas.

Fonte: www.culinaria.terra.com.br

1 comentários:

A Madrasta Má disse...

Olá amoreco! eu curto muito pouco.... mas acho interessante!
Bjinhos da Madrasta!