12 de setembro de 1831 Nascia o Poeta Álvares de Azevedo

Nascido a 12 de setembro de 1831 em São Paulo, onde seu pai estudava, transferiu-se cedo para o Rio de Janeiro. Sensível e adoentado, estuda, sempre com brilho, nos Colégios Stoll e Dom Pedro II, onde é aluno de Gonçalves de Magalhães, introdutor do Romantismo no Brasil. Aos 16 anos, ávido leitor de poesia, muda-se para São Paulo para cursar a Faculdade de Direito. Torna-se amigo íntimo de Aureliano Lessa e Bernardo Guimarães, também poetas e célebres boêmios, prováveis membros da Sociedade Epicuréia. Sua participação nessa sociedade secreta, que promovia orgias famosas, tanto pela devassidão escandalosa, quanto por seus aspectos mórbidos e satânicos, é negada por seus biógrafos mais respeitáveis. Mas a lenda em muito contribuiu para que se difundisse a sua imagem de "Byron brasileiro". Sofrendo de tuberculose, conclui o quarto ano de seu curso de Direito e vai passar as férias no Rio de Janeiro. No entanto, ao passear a cavalo pelas ruas do Rio, sofre uma queda, que traz à tona um tumor na fossa ilíaca. Sofrendo dores terríveis, é operado - sem anestesia, atestam seus familiares - e, após 46 dias de padecimento, vem a falecer no Domingo de Páscoa, 25 de abril de 1852.

Fonte:/www.revista.agulha.nom.br

2 comentários:

Olá Elaine
Não conheço este poeta brasileiro, mas ser considerado o «Byron Brasileiro»...suscita a minha curiosidade!...Tenho que pesquisar.
Beijinhos

Tangerina disse...

É TÃO bom saber que ainda existem brasileiros que lembram dele, ahhaha. Quero dizer, a maior parte considera a Literatura iniciada com o Machado, mas o Álvares sempre será meu amorzinho. XD

Bem, na verdade, eu estava atrás de saber exatamente sobre a data de nascimento dele - o dia eu sabia, claro, mas você sabe qual dia da semana foi?