Cinderela


Cinderela é um dos contos de fadas mais populares da humanidade.
Sua origem tem diferentes versões. A versão mais conhecida é a do escritor francês Charles Perrault, de 1697, baseada num conto italiano popular chamado A Gata Borralheira. A mais antiga é originária da China, por volta de 860 a.C. e a mais conhecida é a dos Irmãos Grimm, semelhante à de Charles Perrault. Nesta, porém, não há a figura da fada-madrinha e, no final, as irmãs malvadas ficam cegas ao terem seus olhos furados por pombos.
Sociólogos, historiadores e literatos vêem na história de Cinderela muito mais do que uma simples trama romântica. Por ter origem atemporal e ter surgido em várias civilizações diferentes, a trajetória da protagonista traduziria uma espécie de arquétipo fundamental, traduzindo o anseio natural da psiquê humana em ser reconhecida especial e levada a uma existência superior. A literatura e o cinema, cientes disso, utilizaram-se de seu arco dramático para o desenvolvimento de inúmeras outras obras de apelo popular. Além das animações de Walt Disney - que sempre buscaram inspiração nos contos de fadas - merecem destaque a bem-sucedida franquia de "Harry Potter", criado pela escritora britânica "J. K. Rowling" e o filme "Uma linda mulher", protagonizado pela atriz norte-americana Julia Roberts e que foi absoluto sucesso de bilheteria nos anos 90.

Fonte Wilkipédia

1 comentários:

Val disse...

sabe oque é interessante? Todas as historias de contos de fadas na versao original tem um ar de terror. Todas tem algo profundamente assustador ou sádico. Mas foram aliviando com o tempo...

bjus Elaine!!