Cinco Anos Com Câncer - Eu Não Tenho Nada Pra Comemorar!


Sempre ocorre a ‘Grande Tristeza’* nesta época do ano. Apesar de ouvir de todos que cinco anos significa uma vitória, não consigo ver desta forma. Então felicidade é impossível, já que faz cinco anos que retiraram uma parte de meu corpo que como mulher e ainda jovem me orgulhava de serem tão bonitos. Foram meus seios que amamentaram meus filhos, que me deram prazer e embelezaram meu corpo.

Não consigo mais me olhar no espelho durante todos estes anos sem chorar, alias não consigo me olhar, simplesmente não me vejo. Acho que só outra mulher pode entender o significado dos seios para ela. È mais que uma parte do corpo, representa sensualidade, maternidade, beleza, feminilidade. Como uma mulher ver neles a beleza de seu corpo e por isso tanta preocupação com eles.

Eu não fui negligente, eu me cuidei, eu fiz auto-exame, mamografia, ultrason de mama, eu fui ao médico de seis em seis meses. Já que minha mãe tem câncer há 23 anos. Eu queria encontrar ele no início, e encontrei, eu queria se acontecesse comigo só fazer uma retirado um quadrante do seio. Mais nada adiantou, pois o câncer é uma doença traiçoeira e não existem métodos nem padrão para guiar a sua prevenção.

Hoje faz cinco anos que naquele hospital que não só me retiraram a mama mais junto com ela a alma. Deixou-me a vida, eu sei, mais custou caro e não posso me acostumar e nem aceitar. Eu sei que todos devem pensar que eu deveria estar feliz de ter vencido a primeira etapa da doença que são os cinco primeiros anos. Quem quiser que veja isto como vitoria, eu só não tenho nada pra comemorar.

Elaine Crespo

*Termo usado no livro 'A Cabana'

4 comentários:

Ana, Anjogatos disse...

Abraços apertados Querida. Tem coisas que não dá pra explicar e tem sentimentos que ninguém vai entender. Deus te proteja. Beijos

Perto de Mim disse...

Independente de comemorar ou nao, posso estar ao seu lado. bjs!

Mirtes disse...

"Nas grandes batalhas da vida, o primeiro passo para a vitória é o desejo de vencer!"

Pense nisso, você já venceu ha muito tempo tudo isso e o que vier também vencerás, portanto, não desanimes e não cultives pessimismo!!

Beijos maninha...

hiromon disse...

5年は、短くても、長い。
人生は、長くても、短い。
感情は、時間を超えて存在できる。