Bomba de Hiroshima - 広島原爆


Hiroshima, 06 DE AGOSTO DE 1945...(マツダは、1945年8月6日...)


Um clarão....um estrondo...80.000 mortos instantaneamente...fogo...ferros retorcidos...cinzas... ruínas...nada.


Na manhã de 06 de agosto de 1945, mais precisamente às 08h 45, o "Little Boy" (como foi apelidada a bomba lançada pelo bombardeiro Enola Gay) atinge o solo japonês reduzindo a pó tudo no raio de 2 Km. Até mesmo casas num raio de 4Km foram seriamente atingidas.

Explosão da Bomba




Há aproximadamente 900 metros do epicentro da explosão, o antigo palácio de exposições da prefeitura de Hiroshima, conhecido hoje como Genbaku Dome (que pode ser traduzido como Cúpula da Bomba Atômica), se destacava na paisagem retorcida por ser a única edificação, ou melhor, ruína que permaneceu em pé.

Genbaku Dome




Já era quase o final da guerra e Hiroshima ainda não havia sido atacada. A cidade continuava com suas atividades normais, seguindo as orientações do governo. O comércio e as escolas continuavam a funcionar normalmente, ao contrário do que acontecia nas outras cidades que também eram alvos militares.
Toda vez que uma aeronave inimiga se aproximava da cidade, sirenes de alerta soavam. E não foi diferente no dia 06 de agosto de 1945. De repente, um estrondo, um clarão, uma onda de calor e todas as edificações junto com a vegetação desapareceram.


O centro de Hiroshima transformava-se então num mar de cinzas. Aproximadamente 80.000 (oitenta mil) japoneses morreram instantaneamente. O número de mortos pela bomba ou por doenças causadas por ela, chegou aos 140.000 num total de 350.000 habitantes na época. Ninguém sabia o que estava acontecendo, pois a bomba atômica ainda era uma arma totalmente desconhecida. Afinal era a primeira vez que uma arma desse tipo era utilizada e que acabou sendo chamada de Bomba Especial.

Hiroshina Hoje




Fonte:www.japao-online.com

0 comentários: