Boas Maneiras no Japão - 日本でのマナー

Os Sapatos - 靴


Surippa



Os japoneses têm o costume de tirar os sapatos logo que entram em casa e nas casas alheias. A idéia básica é proteger o interior da casa de contaminação trazida de fora. Os sapatos são permitidos apenas nas entradas das casas, numa área chamada Genkan (pronuncie guenkan). O Genkan localiza-se sempre um degrau abaixo da entrada principal da casa. Após tirar os sapatos e subir esse degrau, é costume virar os sapatos, deixando as pontas voltadas para o lado oposto do degrau ou seja, voltados para a saída. Normalmente, os anfitriões providenciam chinelos, conhecidos como Surippa para serem usados nas áreas sem tatami. Nas áreas de tatami, devemos ficar descalços. Cuidado: existem chinelos especiais para serem usados apenas nos banheiros. Portanto, não se deve confundir usando-os nos outros cômodos da casa.






Hashi - 箸




Algumas normas Importantes para o uso do Hashi:


- Não se deixar o Hashi enfincado na comida, especialmente no arroz. Apenas em funerais o Hashi é espetado no arroz e depois posto no altar.
- Quando não estiver utilizando o Hasshi, coloque-o sobre a mesa em sua frente ou sobre a vasilha com a ponta voltada para o lado esquerdo.

- Não passe alimentos do seu Hashi para o Hashi de outra pessoa. Apenas em funerais os recipientes com os corpos cremados são passados de pessoa para pessoa.
- Não espete os alimentos com o Hashi.
- Nunca aponte algo ou alguém com o Hashi e não o movimente demais no ar.
- Se desejar partir um alimento em dois pedaços com o Hashi, faça isso passo a passo, controlando os movimentos e a força.
- Não lamba o Hashi.

Facas e garfos são usados apenas em comidas ocidentais. Colheres são usadas para comer certas comidas japonesas, por exemplo, donburi ou curry japonês(kare). As colheres chinesas de cerâmica são algumas vezes usadas para tomar sopas.

Fonte:/www.japao-online.com

1 comentários:

Muito legal sua postagem. Vamos ligar lá com o nosso
blog de boas maneiras, tudo bem?

Abraços.

Vida em Sociedade
Vidaemsociedade: Boas Maneiras, Virtudes Humanas e Cristianismo para a Vida Cotidiana - Brasil - Ano IV - 2010 - Informação Útil para a Família - Material de Reprodução Livre.
http://boasmaneiras-etiqueta.blogspot.com/