Noh - 能



Nō, Nô, Nou ou Noh (Japonês: 能) é uma forma clássica de teatro profissional japonês, que combina canto, pantomima, música e poesia. As atuais companhias de Noh são localizadas em Tokyo, Osaka e Kyoto. Interpretado apenas por atores, que passam sua arte pela tradição familiar.
É uma das formas mais importantes do drama musical clássico japonês, executado desde o século XIV. Evoluiu de outras formas teatrais, aristocráticas e populares, incluindo o Dengaku, Shirabyoshi e Gagaku. Suas raízes podem ser encontradas no Nuo (傩戏)- uma forma de teatro da China.
Um de seus mais importantes dramaturgos foi Zeami Motokiyo. Por seu lado, deu origem a outras formas dramáticas, como o Kabuki. O ‘‘‘Noh’’’é caracterizado pelo seu estilo lento, de postura ereta, rígida, de movimentos sutis, bem como pelo uso de máscaras típicas. Possui em Zeami Motokiyo (1363-1443) o codificador maior dessa arte. Com um repertório de aproximadamente 250 peças, o universo Noh é habitado por deuses, guerreiros e mulheres enlouquecidas, às voltas com os mistérios do espírito.

Fonte: Wikipédia

0 comentários: