A Imperatriz (皇后)



Imperatriz Michiko do Japão

A Imperatriz Michiko (Tóquio, 20 de outubro de 1934) é a esposa do Imperador Akihito do Japão.
Michiko foi a primeira plebéia que se casou com um membro da Casa Imperial do Japão e deteve o título de Princesa Consorte do Japão de abril de 1959 até 1989, quando seu sogro, o Imperador Shōwa, faleceu.
Além disso, ela foi a consorte imperial que mais foi vista em público e que mais viajou ao exterior em toda a história do Japão.

Família

Michiko Shōda (正田 美智子, Shōda Michiko) nasceu em Tóquio. Era a filha mais velha do milionário empresário Hidesaburo Shōda, presidente de uma companhia de moagem de farinha de Nisshin, e de sua esposa, Fumiko Soejima.

A família Shōda, embora fosse rica, tinha um estilo de vida modesto e possuía dois membros que foram agraciados com a Ordem da Cultura. Um dos tios de Michiko se tornaria presidente da respeitável Universidade de Osaka.

Noivado e Casamento

Em agosto de 1957, aos vinte e dois anos, Michiko Shōda conheceu o então príncipe herdeiro do Trono do Crisântemo, Akihito, durante um campeonato de tênis, em Karuizawa, província de Nagano.

Enquanto corriam os rumores sobre o relacionamento no Japão, Michiko viajou para a Inglaterra e Estados Unidos, onde assistiu ao primeiro concerto do pianista Van Cliburn em Carnegie Hall. Manteve, contudo, correspondência com sua família e com Akihito. Regressou ao país em outubro de 1958, logo depois de seu aniversário de vinte e quatro anos.

No dia 27 de novembro daquele ano, o Conselho da Casa Imperial - um corpo formado pelo primeiro-ministro do Japão, pelos oficiais da Dieta do Japão, pelo juiz da Suprema Corte e por dois membros da família imperial - aprovou formalmente o noivado do Príncipe Herdeiro com Michiko Shōda. Porém, os mais tradicionalistas se opuseram ao noivado, pois queriam que a futura Imperatriz fosse uma mulher descendente ou da abolida aristocracia japonesa ou de antigos ramos da família imperial. É dito que a sogra de Michiko, a Imperatriz Kōjun, também foi contra a união, criando intrigas com sua nora.

A cerimônia de casamento de Akihito e Michiko ocorreu em 10 de abril de 1959, encantando o povo japonês.

Imperatriz

Com a morte do Imperador Shōwa (Hirohito) no dia 7 de janeiro de 1989, Akihito tornou-se o 125° Imperador do Japão, e Michiko conseqüentemente se tornou a Imperatriz. A cerimônia formal de entronização ocorreu no Palácio Imperial em Tóquio, no dia 12 de novembro de 1990. O casal fez a família imperial ficar mais próxima ao Japão contemporâneo.

Michiko é a presidente honorária da Sociedade da Cruz Vermelha do Japão

Fonte: Wikipédia.

0 comentários: