O Ano Novo em Israel - «Shaná Tová» - שנה טובה


Rosh Hashaná (em hebraico ראש השנה) é o nome dado ao ano-novo dos judeus. Trata-se de um dos feriados mais importantes do seu calendário e, forma o período mais significativo do ano para aquele povo. Devido a diferenças com o nosso calendário (gregoriano), dessa vez o primeiro dia do ano 5770 coincidiu com o nosso dia 19 de setembro.

Ano novo em Israel não tem o mesmo clima de ano novo no resto do mundo. Não tem neve porque cai no verão - ainda que seja o finzinho do verão. Não tem Papai Noel e corrida às lojas porque  não existe Natal em Israel. E, claro, a contagem é bem outra.

Ano novo judaico é evento familiar.É tempo de maçã com mel, do toque do shofar, cabeça de peixe, bolo de mel... É tempo de fazer um balanço pessoal e de, entre Rosh Hashaná e Yom Kipur, os chamados Yamim Noraim (dias terríveis) pensar o que se fez de bom e de ruim no ano que vai acabando. E de, no Dia do Perdão, pedir desculpas  pelas coisas ruins que fizeram (quem não faz?)

A todos os judeus que passam por aqui e a todos aqueles que não são judeus, shaná tová umetuká - ano feliz e doce. O mundo faz aniversário, é tempo de que todos comemoremos!


Fonte:www.psicodelia.org

1 comentários:

Unknown disse...

Oi Elaineee, adorei o post que vc fez sobre o ano novo. Eu não poderia ter explicado o significado do ano novo aqui tão bem quanto vc. Amei! Bjs querida!