Um ano da Morte de Lorenzo Odone

Foto do filme "O Óleo de Lorenzo"



Morre Lorenzo Odone, que inspirou o filme "O Óleo de Lorenzo"


Em 30 Maio 2008 morre Lorenzo Odone, cuja doença motivou um esforço sobre-humano por parte de seus pais para salvá-lo e inspirou o filme indicado ao Oscar "O Óleo de Lorenzo", morreu aos 30 anos, informou a imprensa americana neste sábado.

Seu pai, Augusto Odone, afirmou ao jornal "Washington Post" que Lorenzo morreu na sexta-feira, em sua casa de Virgínia por causa de uma pneumonia.

Odone padecia de adrenoleucodistrofia (ALD), uma doença que causa mutações genéticas que destroem o sistema neurológico. A enfermidade deriva normalmente em uma falha cerebral e morte, mas Lorenzo viveu vinte anos a mais do que previram os médicos.

Augusto Odone explicou aos jornais que a morte de seu filho não foi conseqüência da doença e sim de uma pneumonia que pode ter resultado da inalação de um corpo estranho nos pulmões.

Segundo o "Post", Augusto Odone atribuiu os anos de sobrevivência de seu filho a um tratamento a base de azeite de oliva e colza, que ele descobriu pouco depois que Lorenzo foi diagnosticado com a doença, no final dos anos 80.

O filme "O Óleo de Lorenzo" descreve essa descoberta e os esforços de Augusto e Michaela Odone - interpretados por Nick Nolte e Susan Sarandon, que foi indicada ao Oscar por esse trabalho - para prolongar a vida de seu filho. Apesar de leigo, Augusto estudou a fundo a doença do filho e chegou a uma resposta até então desconhecida pelos médicos.

Augusto Odone disse que pretendia cremar os restos de seu filho e misturar com as cinzas de sua mulher, morta em 2000.

Fontes:
http://www.uol.com.br/texto
http://www.myelin.org/imagem

16 comentários:

uma nova luta disse...

BOA NOITE A TODOS.
ESTOU EMOCIONADO.NÃO SEI SE A IMENSIDÃO DO MAR SERIA COMPARAVEL A DETERMINAÇÃO DESSE PAI E SUA MULHER.DEUS(GOD)EXISTE!(JOEMAR RIOS DE OLIVEIRA,FEIRA DE SANTAN ,BAHIA,BRASIL)GOSTAIA CONHECER O SR(MISTER)!

uma nova luta disse...

BOA NOITE A TODOS.
ESTOU EMOCIONADO.NÃO SEI SE A IMENSIDÃO DO MAR SERIA COMPARAVEL A DETERMINAÇÃO DESSE PAI E SUA MULHER.DEUS(GOD)EXISTE!(JOEMAR RIOS DE OLIVEIRA,FEIRA DE SANTAN ,BAHIA,BRASIL)GOSTARIA DE CONHECER O SR(MISTER)!

Unknown disse...

Ola Boa Noite!
Fiquei muito comovida com a estória de Lorenzo,assinti na faculdade na aula de educação especial...Ê uma estória muito linda e muito comovente que nós deixa a refletir nossos dias de como a vida e bela e a familia principalmente.E que lorenzo vai ser eterno em todos aqueles que assistiram sua estória linda...
E tanto que eu irei apresentar um seminário sobre ALD..........E QUE LORENZO FIQUE DE ALERTA PARA VIDA,QUE VALE A PENA LUTAR PELA VIDA. FIQUE COM DEUS....MONIQUE VASCONCELOS DE BOA VISTA-RR...

franciele disse...

ooii
eu estou estudando sobre Adrenoleucodistrofia eu gostaria de saber se Lorenzo fazia o uso de um outro medicamento alem do oleo??
por facor m enfomer preciso dessa informação com urgencia
Obrigada

Márcia Santos disse...

essa história me emocionou muito pois sou mãe e jamais conseguiria abandonar meu filho também....parabéns.

Anônimo disse...

estremamente emocionante.as vezes nós que temos "mais razões " para viver, vivemosnos debatendo com coisas mínimas. eu assisti ao filme e chorei pensando: nossa meus problemas não são nada perto desse garoto. lorenzo é um exemplo que devemos tomar de força de viver. que possamos sempre lutar com todas as garras para não só salvar nossos entes queridos, como o nosso próximo.

Unknown disse...

inacreditável,como a história de vida desse garoto na luta contra essa doença é surpriendente.Esse filme é ótimo, recomendável para pessoas que perderam a "vontade de viver"

Rosivaldo
Domingo,Abril 02,2010

Rosivaldo disse...

inacreditável,como a história de vida desse garoto na luta contra essa doença é surpriendente.Esse filme é ótimo, recomendável para pessoas que perderam a "vontade de viver"

Rosivaldo
Domingo,Maio 02,2010

Unknown disse...

Olá a todos.
Assisti o filme, O Oléo de Lorenzo, a história
de luta pela vida, tanto do próprio Lorenzo e de
seus pais é linda



Carla Cristina
Terça-feira 11/05/10

Unknown disse...

Prezados,

Essa história de lorenzo odone me emocionou muito, eu assisti na volta do trabalho em um ônibus de viajem, e mudou minha vida este filme. Não tenho ninguém que sofra deste síndrome, mas minha tia que perdeu o marido recentemente em uma cirurgia é enfermeira e cuida de pessoas nas mesmas condições que o lorenzo se encontrava e ela conversa e cuida do intelecto dos pacientes conforme a mãe de lorenzo cobrava, porque enquanto o ser humano respirar está vivo e em todos os sentidos, apesar de ás vezes não parecer. E devemos imaginar através da história de lorenzo os jovens e adultos aos milhões que estão em "estado vegetativo" e que por não se acreditar em recuperação se aplicou eutanásia. Devemos pensar em cada ação nossa, principalmente quando um ser humano está em jogo. Obrigada lorenzo pela bela lição de determinação e luta que você deixou ao mundo. Abraços a todos.

Jucileide.

Unknown disse...

assistir na escola, e me emocionei com história de lorenzo e a foça de vomtade de seus pais em descobrir a cura para doença de seu filho,eles mostraram que quando se quer e acreditando primeiramente em Deus se vai longe.Lorenzo e seus pais são um exemplo de superação.

Eu sinceramente fique abismado com a determinação e exemplo de seus pais e a força de viver de lorenzo...

Estou sensibilizado a cada vez que lembro-me desse bela historia

Unknown disse...

Ao assistir o DVD no meu curso de técnico de enfermagem, eu me emocionei com a história de Lorenzo, ao terminar de asssistir fiquei feliz pelos pais de lorenzo ter muita fé em Deus e correio atrás da cura do seu filho com muita garra até descubrir um meio de dar ao seu filho o melhor. que Deus abençôe o pai de lorenzo. parabéns voce foi um herói Sr. Odnes

Quarta Feira, 13 de abril 2011.

isso é uma lição de vida, vcs lutarão para descobrir a cura e DEUS AJUDOU VCS A ESTUDAR E CUIDAR DE lORENSO, ELE LHES DEU MUITO GARA E coragem olhei o filme a 15anos atras e agora estou mostrando para outras pessoas a historia de vcs é incrivel DEUS abençoe vcs!!!!!!!!!!!!!!

goi a minha esposa q viu o filme !

colégio cesa disse...

O filme é lindo!chorei muito! sou uma estudante de enfermagem, e achei ridícula as reações das enfermeiras (como podem desistir tão fácil d uma vida??)