Tarsila do Amaral






Foi a pintora mais representativa da primeira fase do movimento modernista brasileiro, ao lado de Anita Malfatti. Seu quadro Abaporu, de 1928, inaugura o movimento antropofágico nas artes plásticas.
Começou a aprender pintura em 1917, com Pedro Alexandrino. Mais tarde, estuda com George Fischer Elpons. Em 1920, viaja à Paris e freqüenta a Academia Julian, onde é orientada por Émile Renard. Na França, conhece Fernand Léger e participa do Salão Oficial dos Artistas Franceses de 1922, desenvolvendo técnicas influenciadas pelo cubismo. De volta ao Brasil, em 1922, une-se a Anita Malfatti, Menotti del Picchia, Mário de Andrade e Oswald de Andrade, formando o chamado Grupo dos Cinco, que defende as idéias da Semana de Arte Moderna e toma a frente do movimento modernista no país.

1 comentários:

Meryone disse...

elaine!

eu só conhecia o abaporu, o primeiro semestre do meu curso de literatura brasileira do século XX consistiu em estudar a semana de arte moderna do 22 (risos). logo ficava o resto do século por ler...

mas eu nao vira mais pinturas dela. adoro o que em português é chamado de modernismo e em espanhol de vanguardia (o modernismo em espanhol é algo totalmente diferente e anterior)

beijos para você