Recife




O Recife é a capital do estado brasileiro de Pernambuco.

Apesar de a vizinha Olinda ter sido a primeira capital da capitania de Pernambuco, o Recife, fundado em 1537, é a mais antiga das capitais brasileiras. Localizada às margens do oceano Atlântico, a cidade tem uma área de 217,494 km² e uma população de 1,55 milhão de pessoas (ou 3,73 milhões, contando a área metropolitana). Em recente estudo do IBGE, o Recife aparece como metrópole da quarta maior rede urbana do Brasil em população.
Sua região metropolitana compreende, além da capital pernambucana, catorze cidades do Grande Recife

Tradicionalmente, o nome do município dentro de frases é acompanhado de artigo masculino, como acontece com os municípios do Rio de Janeiro, do Crato e do Cabo de Santo Agostinho. A esse respeito, muitos intelectuais recifenses e pernambucanos já se pronunciaram, entre eles Gilberto Freyre, em seu livro O Recife, sim! Recife, não!, em 1960.
O Recife é berço de grandes escritores, poetas, músicos e vários artistas de muitas formas de expressão. Manuel Bandeira, João Cabral de Melo Neto e Carlos Pena Filho são grandes nomes da poesia do Brasil que retrataram o Recife em suuas obras. Além da poesia, o município fecundou grandes nomes como Nélson Rodrigues na literatura, Lenine, Antônio Nóbrega, Robertinho do Recife e Reginaldo Rossi na música, Francisco Brennand, Vicente do Rego Monteiro e Lauro Villares nas artes plásticas, dentre outros.

O município abriga vários museus, centros culturais e instituições voltadas para a promoção de ações artísticas e culturais tais como a já centenária Academia Pernambucana de Letras, Academia de Artes e Letras de Pernambuco e o Instituto Ricardo Brennand, um dos mais importantes museus do Brasil que abriga importante coleção de gravuras e outras obras de arte do século XVII sobre o Brasil.

As manifestações culturais mais relevantes de Pernambuco ocorrem na capital e na histíria a cidad foi palco também do que teve de maior relevo ressaltando o Movimento de Escritores Independentes de Pernambuco que na década de 1980 reuniu grande número de poetas. O Abril Pro Rock que surge como revelador do Movimento Manguebit, revelador nacional de bandas como Nação Zumbi e Mundo Livre S/A. O Frevo surgiu no município a mais de cem anos e durante o Carnaval do Recife é o elemento musical mais comum com blocos famosos como o Galo da Madrugada.

Entre os museus tem destaque o Museu do Estado de Pernambuco que guarda acervo histórico sobre o estado e a cidade, Museu da Cidade do Recife que instalano no Forte das Cinco Pontas conta boa parte da história do Recife e o Museu da Abolição que foi criado em 1957 pelo governo federal para contar a história dos escravos no Brasil e a abolição. O Teatro Santa Isabel é o principal teatro do Recife compondo importante conjunto arquitetônico e paisagístico na Praça da República com Palácio do Campo das Princesas, Palácio da Justiça e o Liceu de Pernambuco


Fonte: Wilkpédia

1 comentários:

Silvia IP disse...

Me encanta tu nuevo diseño del blog. Las canciones que suenan son muy relajantes. Esa es tu ciudad?? Recife es muy bonita. Saludos desde España