Eu e Capitães da Areia



Ontem estava me recordando de uma viagem a Salvador e pensando como o Nordeste é lindo e como nossa cultura é rica! Lembrei então de Jorge Amado, um baiano tipico que tinha aquele jeito carinhoso e devagar de levar a vida.

Lembrei do primeiro livro dele que li, "Capitães da Areia", que de cara me apaixonei. Não conseguia parar de ler, porque era uma história tão verdadeira e eu sabia que aquilo acontecia na vida real. Fui apresentada a Jorge Amado pelo meu pai, o homem mais culto que já conheci, e ele falava de uma maneira tão apaixonada da obra de Jorge Amado, que todos nós lá em casa viramos leitores ardorosos.

Na minha casa tinha uma coleção da obra completa deste autor, em livros de capa dura e bonita. Ficou para minha irmã como recordação de meu pai. Nunca vou esquecer a sensação que senti ao ler, "Capitães da Areia." um livro maravilhoso.

Elaine Crespo

"Tendo como cenário as ruas e as areias das praias de Salvador, Capitães da Areia trata da vida de crianças sem família que viviam em um velho armazém abandonado no cais do porto. Os motivos que as uniram eram os mais variados: ficaram órfãs, foram abandonadas, ou fugiram dos abusos e maus tratos recebidos em casa. Aproximadamente quarenta meninos de todas as cores, entre nove e dezesseis anos, dormiam nas ruínas do velho trapiche. Tinham como líder Pedro Bala, rapaz de quinze anos, loiro, com uma cicatriz no rosto. Generoso e valente, há dez anos vagabundeava pelas ruas de Salvador, conhecendo cada palmo da cidade. Durante o dia, maltrapilhos, sujos e esfomeados, mostravam-se para a sociedade, perambulando pelas ruas, fumando pontas de cigarro, mendigando comida ou praticando pequenos furtos para poder comer. Esse contato precoce com a dura realidade da vida adulta fazia com que se tornassem agressivos e desbocados."Livro Capitães da Areia" - Jorge Amado


Fonte da Imagem:

http://varelanoticias.com.br/capitaes-de-areia-e-artistas-baianos-concorrem-a-oscar-brasileiro

1 comentários:

Oi Elaine! Passando para te cumprimentar e parabenizar pelo belo post. Li Capitães de Areia, do grande Jorge Amado, na época que vendia livros para a Livraria José Olympio aí em Recife.

Espero que estejas bem juntamente com a tua família.

Abraços e uma ótima semana para ti e para os teus.

Furtado