Oito Anos do Ataque Terrorista de 11 de Setembro


O setembro negro dos Estados Unidos.


Resumo do atentado terrorista aos Estados Unidos no dia em que o mundo parou.

A tragédia do 11 de setembro de 2001 nos Estados Unidos começou quando dois aviões comerciais colidiram contra as torres do edifício World Trade Center, em Nova Iorque, na ilha de Manhattan, provocando, alguns minutos depois, incêndios de grandes proporções. O primeiro avião da United Airlines, pilotado pelo saudita Mohamed Atta, com 65 passageiros e nove tripulantes, é desviado de sua rota original e se choca com a torre sul do World Trade Center ás 8h45. Um segundo Boeing da American Airlines, com 92 pessoas a bordo, atinge a torre norte ás 9h03.

Em Washington, outro jato da American Airlines, com 58 passageiros e 11 tripulantes, choca-se com as instalações do Pentágono. As imagens da
catástrofe foram transmitidas diretamente pela cadeia de televisão CNN.
Ás 10h10, outro jato da United Airlines com 38 passageiros, dois pilotos e
cinco tripulantes, cai no Estado da Pensilvânia. As causas da queda não
foram esclarecidas. O Boeing pode ter sido derrubado pelos próprios
seqüestradores ou passageiros, mas a Força Aérea tinha ordens para
abater aviões seqüestrados.

As autoridades americanas determinaram, quase imediatamente, a evacuação da Casa Branca, Capitólio e Departamento de Estado, bem como outros prédios públicos federais em Nova York, Washington e Chicago.

A cúpula das Nações Unidas ordenou também, a evacuação de suas instalações em Nova York prevendo risco de também sofrer um atentado.

O World Trade Center

O complexo do World Trade Center tinha 7 torres. Começou a ser construído
em 1970, por iniciativa do governo estadual, visando valorizar a área sul da ilha de Manhattan, dominada então por bancos e corretoras.

Era o prédio mais alto de Nova York, tinha 417 metros de altura, 38 mil metros quadrados de lojas e duas torres, de 110 andares.

Além das duas torres que desabaram, o complexo do World Trade Center abrigava outros cinco prédios, um de 47 andares, outro de 22, dois de nove e um último de oito, um shopping center, uma creche e uma estação de trens.

Na época, era o quinto edifício mais alto do mundo e o segundo dos EUA (só perdia para a Sears Tower, de Chicago, com 443 metros). O conjunto abrigava escritórios de quase 400 empresas de 25 países pelo menos. 50.000 pessoas trabalhavam na torre norte e sul, estima-se que na hora do atentado pelo menos 10.000 pessoas entre visitantes e funcionários se encontravam no local.

O World Trade acabou por se transformar em um ponto turístico e chegou a ser palco de vários suicídios no início de sua existência. De seus dois terraços, era possível enxergar a Estátua da Liberdade ao sul, o bairro do Brooklin a oeste e a cidade de Nova Jersey a leste.

Em fevereiro de 1993, o prédio sofreu um ataque terrorista. um caminhão carregado de explosivos, estacionado no segundo nível do estacionamento da Torre Norte do World Trade Center, foi detonado, causando a morte de seis pessoas e ferindo outras mil. Como o ataque ocorreu ás 08h45 da manhã, haviam poucos funcionários no edifício.

Até hoje, contam-se 6.000 (os EUA, em 1945, sacrificou 120.000 civis em Hiroshima e Nagasaki) mortes com este atentado e estima-se que haviam pessoas de 80 países no interior das torres. No topo de uma das torres funcionava um restaurante com elevada afluência de turistas.

O prejuízo estimado com o ataque as torres foi de mais de 20 bilhões de dólares. Cinco outras construções nas proximidades do WTC e quatro estações subterrâneas de metrô foram destruídas ou seriamente danificadas. No total, foram 25 prédios danificados em Manhattan. Em Arlington, uma parte do Pentágono foi seriamente danificada pelo fogo e outra parte acabou desmoronando.

Um dos grandes problemas foi precisar a quantidade de vítimas e identifica-las.

Não foi uma tarefa fácil. O reconhecimento pode ser feito por várias formas: arcada dentária, objetos pessoais, tatuagens, etc. Muitos só poderam ser identificados por métodos mais sofisticados, como a comparação de DNA. Estima-se que foram necessários aproximadamente 20.000 exames de DNA.
Algumas das vítimas nem por esse processo, já que as moléculas que compõe seu código genético, podem ter sido destruídas pelo calor da explosão.

O Ataque ao Pentágono

O Pentágono possui 5 prédios um dentro do outro. Cada um com 5 andares.
Reúne comandos de 14 agências do governo e forças armadas.
O Jato atingiu a ala sudoeste.

Mais de 800 funcionários trabalhavam no local no momento do ataque e pelo menos 110 pessoas já foram encontradas mortas entre os escombros. Até agora, calcula-se que 19 homens participaram do atentado.

Os Responsáveis pelo atentado segundo o FBI

No vôo da American Airlines, que se chocou com a torre norte do World Trade Center, estariam participando: Waleed Alshehri, Wail Alshehri, Mohamed Atta, Abdulaziz Alomari e Satam Al Sugami.

No jato que atingiu a torre sul do World Trade Center, os seqüestradores
seriam Marawn Alshehhi, Fayez Ahmed, Mohald Alshehri,
Hamza Al Ghamdi e Ahmed Al Ghamdi.

No avião da American Airlines, que atingiu o Pentágono teriam como
executores diretos:Khalid Al-Midhar, Majed Moqed, Nawaq Alhamzi, Salem Alhamzi e Hani Hanjour.

No vôo 93 da United Airlines os suspeitos de terem seqüestrado o avião, que caiu em uma zona rural na Pensilvânia, são Ahmed Al Haznawi, Ahmed Alnami, Ziad Jarrah e Saeed Alghamdi.

Fonte:www.vooz.com.br

0 comentários: