Sumô - 相撲





O sumô é um esporte muito popular no Japão. Todos os seis torneios anuais são transmitidos ao vivo pela tv, podendo também serem assistido indo ao estádio, quase sempre lotado de fãs do esporte.
Este é um esporte profissional e seus lutadores são muito famosos e queridos pelos japoneses. Alguns, continuam fazendo sucesso mesmo depois de se aposentarem. Um exemplo disso é o do sumotori Konishiki, um havaiano que devido ao seu carisma, após se afastar do Sumo acabou virando apresentador de um programa infantil e garoto-propaganda de uma série de produtos, entre eles a rede de lojas de conveniências Lawson's.
Não há uma data certa do início deste esporte, mas acredita-se que tenha certamente mais de 2000 anos, aparecendo inicialmente como parte de rituais xintoístas de colheita.



Sobre o Ringue

O local onde são disputadas as lutas é uma espécie de ringue, mas que em nada lembra os do Box. Ele é basicamente uma plataforma quadrada feita de barro com um círculo de fardos de palha de arroz em seu centro, dentro do qual se realizam as lutas. Suspenso acima do ringue, uma espécie de telhado que lembra um templo xintoísta, completa o cenário.


Rituais

Devido às suas origens, o Sumo é cercado por uma série de rituais que antecedem o início do torneio, bem como de cada luta. A mais impressionante é sem dúvida a do início do torneio, onde os yokozuna ( grandes campeões), vestindo uma roupa cerimonial, faz os movimentos de abertura de perna, elevando uma delas e batendo com o pé no chão. Em seguida, com as pernas afastadas ao máximo uma da outra, o sumotori começa lentamente a se levantar fazendo movimentos com os pés, até unir ambas as pernas. Um exemplo da tremenda força e elasticidade que esse esporte requer e que os sumotoris possuem.
Outro ritual é feito pelo juiz antes da luta para consagrar o ringue, despejando-se saquê sobre ele.
Há ainda aquele que o sumotori faz antes das lutas, jogando sal sobre o ringue, com o intuito de purificá-lo.Até os gestos e as posições assumidas antes das lutas fazem parte do ritual.

As lutas

Quem for ver uma luta de Sumo achando que será demorada e violenta como as de Box, com socos, nocautes e algum (e às vezes muito) sangue por exemplo, irá se decepcionar. As lutas são muito rápidas e emocionantes, algumas decididas no primeiro golpe. As mais demoradas dificilmente chegam a 15 segundos, embora eu já tenha visto lutas com duração de quase 1 minuto, o que geralmente deixa a torcida eufórica. Perde quem for derrubado ou jogado pra fora do ringue pelo oponente, pisar fora do ringue, tocar o chão com qualquer outra parte do corpo (que não seja os pés, é claro) . Se ambos lutadores caírem, aquele que tocou o chão primeiro será o perdedor. Quanto à esse último, ocorreu-me que não deve ser nada saudável estar na primeira fila assistindo, onde volta e meia um dos sumotoris acaba caindo... Também diferentemente do Box, não há categorias referentes ao peso, embora para ingressar no esporte haja exigências quanto a altura. Lembro-me de um caso que vi na tv japonesa em que um sumotori conseguiu ingressar no sumo porque na época em que lhe foi medida a altura, acabou passando graças ao topete que usava. Não era grande, mas foi o suficiente para dar-lhe os centímetros que faltavam. Acabou tornando-se um dos mais famosos do Japão embora, perdoem-me o lapso de memória, acabei por esquecer seu nome.Uma gafe lamentável eu sei, mas cuja curiosidade eu não poderia deixar de citar.

Os torneios

Cada torneio tem a duração de 15 dias cada um e geralmente começam em um domingo. Conhecidos como sumo-basho, esses eventos ocorrem na parte da tarde, sendo que os combates iniciais são feitos pelos lutadores de categorias inferiores, ficando a categoria principal por último. No torneio que ocorre em maio na cidade de Tokyo, geralmente conta com a presença do imperador. Ainda em Tokyo, o local onde ocorrem esses eventos (nos meses de janeiro, maio e setembro) é o Ginásio Nacional de Sumo, na cidade de Ryogoku.

Treinamentos

Geralmente ao se falar de uma arte marcial ou esporte, a pergunta que nos vem à mente é: Como e quando essas pessoas iniciam nesse determinado esporte? No caso dos sumotoris a resposta é: Não tão cedo como costuma ser nos outros esportes, ma vez que os iniciantes no Sumo iniciam a praticá-lo por volta dos seus 15 anos ao ingressar em uma Academia de Sumo ( conhecida como Beya). O dia-a-dia numa Beya é extremamente rigoroso e cansativo, seguindo um padrão de hierarquia que vai dos mais novos até os mais velhos. Cabe aos iniciantes cuidar dos afazeres na Beya, como por exemplo cozinhar, arrumar e fazer faxina. Os iniciantes também tem como missão servir aos mais velhos. Por exemplo, quando um sumotori mais velho está se aprontando para uma luta, um mais novo penteia-lhe os cabelos. Por volta do meio-dia é servido aos lutadores um enorme cozido chamado de chanko-nabe, a única refeição de grande teor alimentar de todo o dia. Os horários de treinamento variam de acordo com a antigüidade: o dos mais velhos começa por volta das seis da manhã. Já o dos mais novos começa bem antes, por volta das quatro horas. Ao ingressar numa Beya, os praticantes podem ficar sem ter contato direto com seus parentes ou voltar pra casa durante anos seguidos, devido à dedicação necessária cobrada de cada um para seguir na carreira.

Fonte:www.japao-online.com

1 comentários:

Olavo disse...

Acho que poderia lutar sumô na boa rs o problema
ia ser a frauda rs
beijão