Arte Japonesa 日本美術 - Pintura - 絵画




A pintura japonesa foi influenciada de início, diretamente pela escrita: a boa caligrafia de ideogramas tem até hoje, o valor de um bom desenho. A escrita ideográfica japonesa teve origem na China; ao invés de letras, ela utiliza símbolos que representam coisas e idéias. São milhares de símbolos, de difícil memorização mas, apesar desta complexidade, quase não existia analfabetismo no Japão, desde o fim do século XlX, devido ao "alfabeto" simplificado: 300 símbolos aproximadamente.




Começou como uma expressão do budismo; eram pinturas bastante coloridas que tratavam de temas religiosos. Do século XII ao XIV, a pintura se desenvolveu em rolos de papel ou seda e representava relatos de aventuras, de história e fatos engraçados do cotidiano.

No século XIV, surgiu um novo estilo: a aquarela e os rolos pendurados passaram a ser a forma de quadros favorita. No século XVII, surgiu uma nova classe social, composta de comerciantes e banqueiros, que apoiava os artistas que retratavam a alegria e a beleza da vida japonesa.
Houve uma grande demanda de quadros, o que levou à impressão de gravuras.

Fonte:edbr.cowww.m.bruk

Fonte

1 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom!
Os desenhos e as pinturas japonesas tem um profundo relacionamento com uma realide que em algum tempo ocorreram,contam verdadeiras historias deste povo,e a propria escrita tambem e uma verdadeira obra de arte!
Em verdade tem muito haver com aquele "velho" ditado:Quer que eu ESCREVA OU DEZENHE!

Sayonara,jya matta!


Kenji.