Arco-íris


Na foto este magnifico espetaculo me esperava hoje a tarde na minha janela!
Foto by Stephanie Calado

Um Arco-íris (também chamado arco-celeste, arco-da-aliança, arco-da-chuva ou arco-da-velha) é um fenómeno óptico e meteorológico que separa a luz do sol em seu espectro (aproximadamente) contínuo quando o sol brilha sobre gotas de chuva. Ele é um arco multicolorido com o vermelho no seu exterior e o violeta em seu interior; a sequência completa é vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil (ou indigo) e violeta. Veja também o artigo sobre as cores para informações sobre o espectro de cores do arco-íris.
Para ajudar a lembrar a sequência de cores do arco-íris, usa-se a mnemónica: «Vermelho lá vai violeta», em que l,a,v,a,i representam a sequência laranja, amarelo, verde, azul, indigo.
O efeito do arco-íris pode ser observado sempre que existir gotas de água no ar e a luz do sol estiver brilhando acima do observador em uma baixa altitude ou ângulo. O mais espectacular arco-íris aparece quando metade do céu ainda está escuro com nuvens de chuva e o observador está em um local com céu claro. Outro local comum para vermos o arco-íris é perto de cachoeiras.


Fonte: wilkpédia

1 comentários:

Anônimo disse...

Assim como é belo o arco irirs, assim deveriamos levar a vida, como diz o ditado, "há sempre um pote de ouro no final de cada arco iris" deveriamso seguir essa premissa em nossa vida, qdo estivermos em alguma dificuldade, pensar como um grande alrco iris, que no final sempre há uma luz, basta que acreditemos que esse pote existe, e que a cada cor fosse um momento em nossa vida...ora trsite , ora nem tanto, momentos confusos, mas não importa e sim que sempre precisamos ter esperança e fé de que por tras de cada arco iris em nossa vida... encontraremos sempre um pote de ouro.
Beijos
Gostei do texto