E o Vento Levou Completa 70 Anos


"E o Vento Levou" é um filme clássico estadunidense de 1939, do gênero romance dramático, dirigido por Victor Fleming e adaptado do livro homônimo de autoria de Margaret Mitchell.
O filme foi produzido por David O. Selznick, a música é de Max Steiner, a fotografia de Ernest Haller e Ray Rennahan, o desenho de produção de William Cameron Menzies, a direção de arte de Lyle R. Wheeler, os figurinos de Walter Plunkett e a montagem de Hal C. Kern.
O filme chegou a ser o maior sucesso da história do cinema, e ainda hoje tem total influência na cultura pop, já que muitos os consideram como o melhor filme já produzido. Seus imortais personagens, Scarlett (Vivien Leigh), Rhett (Clark Gable), Melanie (Olivia de Havilland) e Ashley (Leslie Howard) popularizam esse épico de apelo permanente a todas as gerações

Sinopse

O filme conta a saga da voluntariosa Katie Scarlett O'Hara, filha de Gerald O'Hara, um imigrante irlandês que se tornou rico fazendeiro do sul dos Estados Unidos, durante a Guerra Civil Estadunidense.
Scarlett começa o filme como uma jovem mimada e atrevida que vive na fazenda dos pais, contudo é obrigada a viajar para a cidade para servir ao Sul na chamada Guerra de Secessão. Durante esse tempo fora de casa ela começa a sentir na pele o sofrimento, fome e pobreza. Ao voltar para a fazenda dos pais, Scarlett encontra sua mãe, Ellen O'Hara, morta, seu pai louco e toda a fortuna destruída. Diante dessa situação desesperadora ela toma as devidas providencias para não deixar que tomem a sua terra querida, "Tara". Durante esse processo, Scarlett precisa da ajuda de Rhett Butler diversas vezes, chegando até a se casar com ele após a perda de seu segundo marido, Frank Kennedy. Porém, Scarlett, se casou com ele apenas por interesse. Só no final do filme Scarlett realmente se apaixona por Rhett, contudo o desfecho é inesperado.
O filme mostra uma visão idealizada da sociedade branca do velho sul. Os senhores de escravos são mostrados como protetores benevolentes e a causa confederada como nobre defesa da terra natal e de um modo de vida. Com isso, o filme apresenta um alinhamento tardio com o movimento chamado Lost Cause.

1 comentários:

Val disse...

gostei muito desse filme, mas so o vi uma vez, e ja tem muuuuuuitos anos, mas ate hj uso a frase "jamais passarei fome" em algumas ocasioes!! hahah