Ostensório!



Em Tua Presença

Estou neste momento de adoração..
Não tenho nem palavras para me expressar
O brilho desta luz que vem do teu altar
Encontro meu abrigo meu lugar
E quando estamos juntos entre nos estas
Passando em nosso meio a nos abençoar
E tocas com ternura com a tua mão
A cada um que abre o coração

As minhas mãos se elevam
Minha voz te louva
O meu ser se alegra
Quando estou em tua presença...Senhor

As minhas mãos se elevam
A minha voz te louva
O meu ser se alegra
Quando estou em tua presença...Senhor... Senhor...Senhor


Ostensório, ou custódia, é uma peça de ourivesaria usada em actos de culto da Igreja Católica Romana para expor solenemente a hóstia consagrada sobre o altar ou para a transportar solenemente em procissão. A sua utilização é uma manifestação artística do dogma católico da transubstanciação da hóstia consagrada no corpo de Cristo e da consequente veneração que é lhe devida como presença real de Deus.
As custódias são usadas principalmente durante a exposição permanente do Santíssimo ou lausperene e nas Procissões do Santíssimo, comuns nos países de maioria católica.
A custódia é em geral composta por um corpo principal, geralmente ricamente adornado com motivos de ourivesaria, em geral feito de prata dourada ou de ouro, com um centro transparente, de cristal, onde é exposta a hóstia consagrada. Algumas custódias são reputadas obras de arte, muito afamadas, como é o caso da célebre Custódia de Belém, atribuída a Gil Vicente.
Conta-se que Santa Clara de Assis enfrentou um grupo de muçulmanos que pretendia invadir o convento onde se encontrava apenas com uma custódia. No evento, os "infiéis" teriam sucumbido perante a hóstia consagrada.

0 comentários: