Anuncio...



Sendo este um jornal por excelência, e por excelência dos precisa-se e oferece-se, vou pôr um anúncio em negrito: precisa-se de alguém homem ou mulher que ajude uma pessoa a ficar contente porque esta está tão contente que não pode ficar sozinha com a alegria, e precisa reparti-la. Paga-se extraordinariamente bem: minuto por minuto paga-se com a própria alegria. É urgente pois a alegria dessa pessoa é fugaz como estrelas cadentes, que até parece que só se as viu depois que tombaram; precisa-se urgente antes da noite cair porque a noite é muito perigosa e nenhuma ajuda é possível e fica tarde demais. Essa pessoa que atenda ao anúncio só tem folga depois que passa o horror do domingo que fere. Não faz mal que venha uma pessoa triste porque a alegria que se dá é tão grande que se tem que a repartir antes que se transforme em drama. Implora-se também que venha, implora-se com a humildade da alegria-sem-motivo. Em troca oferece-se também uma casa com todas as luzes acesas como numa festa de bailarinos. Dá-se o direito de dispor da copa e da cozinha, e da sala de estar.

P.S. Não se precisa de prática. E se pede desculpa por estar num anúncio a dilacerar os outros. Mas juro que há em meu rosto sério uma alegria até mesmo divina para dar.


Clarice Lispector

Fontes:
http://pensador.uol.com.br/texto
http://www.designcomlimao.com/imagem

3 comentários:

• newmoon ~ disse...

Nossa, o texto é demais, adorei. Super bem escrito ._. a Clarice é demais. E siim, eu conheço suua filha Isadora, falo bastante com ela por msn, e na escola mesmo eu falava. Agora que saí do contato eu falo com ela por msn sempre que posso.

Pseudokane3 disse...

Eu me sinto obrigado a ficar sem palavras...

Transmito - e muito - a ti o mesmo anúncio, que eu, orgulhoso, aceito com toda a alegria do mundo...

Tu me cativas, tu me emocionas, tu me conquistas mais e mais a cada dia...

Obrigado por tudo - e esta escritora é uma das melhores do mundo, se não a melhor!

WPC>

Anônimo disse...

Olá Elaine, me desculpe pela ausência prolongada, mas este post de Clarice, assim como a tão "prometida e demorada" visita não poderiam passar em branco.

Depois caso tenha tempo procure por uma Biografia de Clarice escrita por Nádia Gotlib, professora FFLH - USP. recomendo a leitura pois é fascinante. bjs