As Artes Marciais Japonesas



Lutas de origem oriental que se dividem em duas categorias: armadas, que utilizam arco e flecha (kyudô) ou espadas (kendô); e desarmadas, nas quais o combate ao adversário é feito com o uso dos pés, mãos ou pela luta corporal. As desarmadas são mais difundidas no mundo, como o judô, aikidô, jiu-jitsu, karatê, sumô e tai-chi-chuan. Atualmente, variações popularizadas pelos filmes de ação, como kickboxing e full-contact, vêm ganhando adeptos. Porém, por utilizarem-se de golpes de diversas artes marciais, não são consideradas como tal e sim como esportes de combate que visam a defesa pessoal.

A prática das artes marciais surge no início do século XII, quando o Japão mergulha nas guerras entre clãs. Difunde-se o uso de arco e flecha, sabres, lanças e também formas de luta com as mãos, desenvolvidas pelos samurai. A primeira arte marcial desarmada conhecida é o kumiuchi, na qual se golpeia com mãos e pés. Dela evolui a maior parte das artes marciais praticadas hoje.

Judô

Criado em fevereiro de 1882, no decorrer do pleno feudalismo nipônico, onde as artes guerreiras de lutas eram geralmente derivadas do ju jitsu, arte de ataque e defesa sem o uso de nenhuma arma ou instrumento não ser o proprio corpo.

Jiu jitsu (ou ju-jutsu)

Esta arte marcial foi criada por monges budistas da Índia para se defenderem sem machucar os adversários, foi trazida ao Brasil pelo japonês Conde Koma e modificada pelo brasileiro Hélio Gracie.

Karatê

O karate-do tradicional é uma arte marcial originada a partir das técnicas de defesa sem armas de Okinawa, e tem como base a filosofia do Budo japonês. Através de muito trabalho e dedicaçao, ele busca a formação do caráter de seu praticante e o aprimoramento da sua personalidade.

Kyudô

O significado dos carateres que o formam é claro, "caminho do arco". É de todos os "budos" japoneses o mais meditativo, dando no ritmo uma enorme importância à respiração. É também o que melhor permite o afastamento do ego da própria arma, permitindo uma melhor interiorização e quando se pratica num doyo, o ambiente é de uma extraordinária paz interior e exterior.

Sumô

Tecnicamente dois oponentes tratam de derribar a diferença, obrigando-lhe a tocar o chão com qualquer parte do corpo que não sejam as plantas dos pés ou bem puxá-lo do círculo no que se realiza o confronto.

Yodô

É a arte e via da manipulação do Bo, pau cerimonial na sua forma tipicamente japonesa, tradicionalmente diferente da de China ou da okinawense. Coexistem no Japão vários tipos de bo ou eu, com as suas respetivas artes ou jutsus, em múltiplas ou polifacéticas escolas ou ryu, algumas com uma grande antiguidade. Geralmente o yodo era e é praticado nas escolas por duas pessoas: uma, armada do eu, e outra, de um bokken, ou espada de madeira e, em ocasiões, com katana real, nos mais altos graus.

Shootfighting

Shootfighting é um esporte marcial eclético do japonês moderno. Suas técnicas foram influenciadas extremamente pelas habilidades de grappling da submissão ensinadas pelo wrestler (praticante de wrestling) americanoe legendário Karl Gotch, quando visitou Japão.

Ninjutsu

Essa misteriosa arte marcial foi criada no Japão por samurais, os ninjas (que são os praticantes de nin-jutsu) eram conhecidos, antigamente, como assassinos e eles eram temidos e respeitados, e também admirados. Eles são admirados por vários povos até os dias de hoje.

Tai-chi-chuan

Tipo de combate em que se busca a harmonia dos movimentos. É utilizado, de forma simplificada, como exercício para equilibrar a saúde do corpo e da mente.

Aikidô

Evolução do Jiu-Jitsu, fundamentado em movimentos lógicos e rápidos. Aconselha a não-resistência: quanto mais relaxado o corpo, mais difícil para o adversário.


Fonte: www. amora.cap.ufrgs.br/

2 comentários:

Anônimo disse...

...a foto é de uma arte marcial chinesa :)

A base do Aikidô veio do Daito-Ryu Aikijujutsu, do Mestre Sokaku Takeda, que foi modificado pelo entendimento de Morihei Ueshiba, tornando-se o Aikido. para saber mais sobre o Aikidô acesse www.impressione.wordpress.com