São Paulo comemora Hoje o Dia da Pizza


Redonda, quadrada, em metro ou em fatia, a pizza é parte do cotidiano de qualquer paulistano. Não por acaso, dezenas de restaurantes se mobilizam para comemorar a cada 10 de julho o dia desse que é um dos maiores símbolos da gastronomia de São Paulo.

Segundo dados da Associação das Pizzarias Unidas (Apuesp), atualmente mais de 100 mil pessoas trabalham em atividades relacionadas diretamente ao prato e o setor movimenta cerca de R$ 4 milhões por ano. Para celebrar a data, a entidade preparou dois eventos:

Pizza gigante

O evento prevê a elaboração de uma versão gigante do prato com dois metros de diâmetro. A pizza gigante será servida nesta quinta-feira (10) às 12h no instituto São Judas (av. Itacira, 2.801, Planalto Paulista, zona sul da capital). O evento para convidados reúne pizzaiolos profissionais que aceitaram o desafio de confeccionar a versão ampliada. O forno que foi construído para a ação pesa 450 quilos.

Atividades sociais

A Apuesp também prepara ações sociais em diferentes regiões da cidade de São Paulo. Serão montadas estruturas de pizzaria dentro das instituições, que servirão as pizzas produzidas às crianças atendidas por entidades como o Centro Educacional Guarani.

Novidades

Entre as ações praticadas pelos restaurantes paulistanos para comemorar a data, chama atenção a da pizzaria Dona Mariana, que serve no dia uma receita elaborada especialmente para a ocasião. Batizada de paulicéia, a pizza traz ingredientes alusivos à culinária dos povos que participaram da formação cultural da cidade. O prato é preparado com mussarela por conta do grande imigração de italianos, gergelim em homenagem aos árabes, shimeji por conta do centenário da imigração japonesa, bacalhau em alusão aos portugueses e camarão em referência aos espanhóis.

Fonte:www1.folha.uol.com.br

0 comentários: