Os japoneses assim como os chineses preferem a madeira como material de construção.
O desenho de suas casas permaneceu inalterado por centenas de anos, são térreas, situam-se no meio de jardins rodeados por cerca de bambu, com painéis corrediços de papel separando os cômodos que são arejados; seus telhados são inclinados e esteiras de palha cobrem seus pisos de madeira.
Apesar da forte influência chinesa, a arquitetura do Japão adiciona seus próprios elementos, geralmente com casas construídas acima do solo, que são sustentadas por pilares, feitas de madeira aparente e telhado de sapé.
O palácio de Katsura, construído no séc. XVII, é um dos mais belos exemplos da arquitetura japonesa.
Uma das formas de arquitetura que permanece até hoje é do santuário. É uma construção simples de cipreste japonês, onde se mistura a natureza e a construção, neste caso se encontra o santuário de Ise Jingu.
Com o intercâmbio entre japoneses e europeus a partir do século XVI, a arquitetura japonesa sofreu influências do ocidente, e atualmente é muito forte a influência norte-americana. Hoje, apesar de sua arquitetura ser bem ousada, mostra sempre algum ponto que a ligue a sua cultura tradicional.
Fonte:www.edukbr.com.br
Arte Japonesa - 日本美術 - Arquitetura - アーキテクチャ
About author: Elaine Crespo
Elaine Crespo, adoradora de blogs, escrever, ver o pôr do sol, internet, chocolate, livros, filmes e séries.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário