dezembro 20, 2008

Recife




O Recife é a capital do estado brasileiro de Pernambuco.

Apesar de a vizinha Olinda ter sido a primeira capital da capitania de Pernambuco, o Recife, fundado em 1537, é a mais antiga das capitais brasileiras. Localizada às margens do oceano Atlântico, a cidade tem uma área de 217,494 km² e uma população de 1,55 milhão de pessoas (ou 3,73 milhões, contando a área metropolitana). Em recente estudo do IBGE, o Recife aparece como metrópole da quarta maior rede urbana do Brasil em população.
Sua região metropolitana compreende, além da capital pernambucana, catorze cidades do Grande Recife

Tradicionalmente, o nome do município dentro de frases é acompanhado de artigo masculino, como acontece com os municípios do Rio de Janeiro, do Crato e do Cabo de Santo Agostinho. A esse respeito, muitos intelectuais recifenses e pernambucanos já se pronunciaram, entre eles Gilberto Freyre, em seu livro O Recife, sim! Recife, não!, em 1960.
O Recife é berço de grandes escritores, poetas, músicos e vários artistas de muitas formas de expressão. Manuel Bandeira, João Cabral de Melo Neto e Carlos Pena Filho são grandes nomes da poesia do Brasil que retrataram o Recife em suuas obras. Além da poesia, o município fecundou grandes nomes como Nélson Rodrigues na literatura, Lenine, Antônio Nóbrega, Robertinho do Recife e Reginaldo Rossi na música, Francisco Brennand, Vicente do Rego Monteiro e Lauro Villares nas artes plásticas, dentre outros.

O município abriga vários museus, centros culturais e instituições voltadas para a promoção de ações artísticas e culturais tais como a já centenária Academia Pernambucana de Letras, Academia de Artes e Letras de Pernambuco e o Instituto Ricardo Brennand, um dos mais importantes museus do Brasil que abriga importante coleção de gravuras e outras obras de arte do século XVII sobre o Brasil.

As manifestações culturais mais relevantes de Pernambuco ocorrem na capital e na histíria a cidad foi palco também do que teve de maior relevo ressaltando o Movimento de Escritores Independentes de Pernambuco que na década de 1980 reuniu grande número de poetas. O Abril Pro Rock que surge como revelador do Movimento Manguebit, revelador nacional de bandas como Nação Zumbi e Mundo Livre S/A. O Frevo surgiu no município a mais de cem anos e durante o Carnaval do Recife é o elemento musical mais comum com blocos famosos como o Galo da Madrugada.

Entre os museus tem destaque o Museu do Estado de Pernambuco que guarda acervo histórico sobre o estado e a cidade, Museu da Cidade do Recife que instalano no Forte das Cinco Pontas conta boa parte da história do Recife e o Museu da Abolição que foi criado em 1957 pelo governo federal para contar a história dos escravos no Brasil e a abolição. O Teatro Santa Isabel é o principal teatro do Recife compondo importante conjunto arquitetônico e paisagístico na Praça da República com Palácio do Campo das Princesas, Palácio da Justiça e o Liceu de Pernambuco


Fonte: Wilkpédia

Um comentário:

  1. Me encanta tu nuevo diseño del blog. Las canciones que suenan son muy relajantes. Esa es tu ciudad?? Recife es muy bonita. Saludos desde España

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Se gostou da postagem deixe um comentário que eu vou adorar!! Volte sempre!!!