Bairro do Recife
O Bairro do Recife, com quatro séculos de existência, é o ponto de origem de uma trajetória que se confunde com a história da cidade que leva seu nome, de Pernambuco e, mesmo, do Brasil.
No Século XVII era o maior porto das Américas. E, nesse contexto, o prédio da Alfândega, datado de 1732, quando ainda pertencia ao Convento dos Oratorianos da Ordem de São Felipe de Neri, despontava como a sede principal da região portuária.
Desta época até os dias de hoje, o Bairro passou por diversas transformações que levaram à construção de teatros (Apolo) e a Torre do Observatório, hoje Torre Malakoff e, já no início do século XX, a partir das demandas do Brasil republicano, foram feitas as reformas do Porto e do setor sul da região.
Nesse período, o hoje denominado Recife Antigo se consolida como área boêmia da cidade, já que prostíbulos famosos, boates e diversas entidades financeiras constroem a identidade do bairro. Em meados do Século XX, entretanto, instala-se nessas ruas centenárias um processo de deterioração física e desaquecimento funcional que só seria revertido seguindo uma tendência internacional pós-guerra de recuperar e requalificar centros históricos.
0 comentários:
Postar um comentário